PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

As propriedades específicas são próprias de cada tipo de matéria e permitem diferenciar uma da outra. São classificadas em propriedades organolépticas, físicas e químicas.
As propriedades organolépticas são as que podem ser percebidas pelos órgãos dos sentidos como cor, brilho, cheiro e sabor.
As propriedades físicas mais importantes são ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade absoluta, propriedade magnética, maleabilidade, ductilidade, dureza e tenacidade.

PONTO DE FUSÃO:  é a temperatura em que a matéria passa do estado sólido para o estado líquido, de acordo com pressão atmosférica local.


PONTO DE EBULIÇÃO: é a temperatura em que a matéria passa do estado líquido para o gasoso, de acordo com pressão atmosférica local.

DENSIDADE: relação entre a massa  e o volume de um corpo em determinadas condições de temperatura e pressão; densidade=massa(g)/volume(cm³).


PROPRIEDADE MAGNÉTICA: é a propriedade que a substânncia tem de atrair pedaços de ferro e níquel. Um exemplo de substância magnética natural é a magnetita.


MALEABILIDADE: é a propriedade que permite a matéria ser transformada em lâminas (maleável), a maioria dos metais é maleável. Além de maleáveis, a maioria dos metais é dúctil, ou seja, pode ser transformada em fios- propriedade chamada de ductilidade.
























DUREZA: é determinada pela resistência que a sua superfície oferece ao risco por outro material. O diamante é a substância natural que oferece maior grau de dureza, pois é capaz de riscar a si e a todas as outras substâncias, não sendo riscado por nenhuma outra. Existe a escala elaborada por Friedrich Mohs com a qual se testam diferentes substâncias. Cada mineral-padrão da escala pode riscar os que estão abaixo dele e pode ser riscado por ele mesmo e pelos que estão acima dele.

]
1-Bloco de talco/filossilicato
10-Diamante
TENACIDADE: é determinada pela resistência que o material oferece aos choques mecânicos, isto é, ao impacto. Afirmamos que um material é tenaz quando ele resiste a forte impacto sem se quebrar. 
PROPRIEDADES QUÍMICAS: são responsáveis pelos tipos de transformações que cada substância é capaz de sofrer. Os processos que transformam substâncias em outras são chamados de reações químicas.

As propriedades funcionais, comuns a determinados grupos de substâncias, são identificadas pela função que desempenham como as funções químicas; ácidos, bases, sais, óxidos e álcoois.

Assista ao vídeo e reflita sobre a importância da análise estrutural de um projeto.

Campeonato de Aeromodelismo


ATIVIDADES: COPIAR E REALIZAR NO SEU CADERNO

1. Relacione os termos com as frases:
(a)massa       (b)extensão       (c)impenetrabilidade       (d)compressibilidade      
(e)elasticidade           (f)divisibilidade

(     ) Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
(     ) Possibilidade de divisão em partes menores.
(     ) Medida da quantidade de matéria.
(     ) Diminuição do volume sob ação de uma força.
(     ) Retorno ao volume e à forma inicial quando cessa a compressão.
(     ) A matéria ocupa lugar no espaço.

2. Por que as propriedades específicas da matéria são importantes para o cientista que projeta estruturas para automóveis ou aviões.

3. Verificação da densidade através do cálculo matemático:
Duas porções, uma de chumbo e uma de ouro, respectivamente, em duas balanças individuais, com 100cm³ de volume apresentam massa de 1130g - 1930g .
Com estas informações determine as densidades destas substâncias.

4. O que tem maior densidade, 1g de água ou 10kg de água, ambas porções na mesma temperatura e pressão? Uma barra de ouro puro ou um anel de ouro puro? Justifique.

5. Qual a densidade de um corpo com 6kg de massa e volume de 0,5 litros? (dica; 1 litro = 1000cm³)


6. O álcool tem densidade igual a 0,8g/cm³ e a água 1g/cm³. O que tem maior massa: 1litro de água ou 1litro de álcool? O que tem maior volume: 1kg de água ou 1kg de álcool? Comprove através do cálculo.